Visitas

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cristão, o que é ser cristão?

 Segundo o dicionário da língua portuguesa, a palavra ‘cristão’ é um adjetivo relativo ao cristianismo, que por sua vez significa o conjunto de religiões cristãs, isto é, baseadas nos ensinamentos, pessoa e vida de Jesus Cristo.

 Tudo que se sabe sobre a existência, vida e ensinamentos de Jesus está na Bíblia, tida como a voz de Deus pelos cristãos. Entretanto, algumas atitudes de certos cristãos, chamam a atenção. Muitos desses parecem esquecer que provém da Bíblia, o exemplo de Jesus. Dizem segui-lo, mas encolerizam-se em seus próprios conceitos sobre os ensinamentos daquele a quem seguem. Não entendem, mas ao agirem desse modo, colocam a duvida no que eles mesmos dizem acreditar.

 Nota-se que há uma parte considerada no meio dos cristãos que não está preparada ou disposta a segui-lo fielmente. É notável que tais pessoas escolhem como viver, ignorando muitos mandamentos do Deus Pai, quando deveriam direcionar suas vidas segundo a própria lei escrita na Bíblia, se submeterem a essas leis, a chamada ‘vontade de Deus’ para seus ‘filhos’. Ao invés disso, preferem mudar a excelência do Altíssimo, comparando Sua imagem à imagem corruptível do ser humano. Contrariando tudo o que dizem acreditarem.

 É confuso ver aqueles mesmos que vão às missas, cultos e reuniões cristãs para buscarem a sabedoria de seu Deus, não se convencerem da mensagem do Próprio, não por não entender ou acharem que é o pregador o autor daquela palavra, mas porque ensoberbecem seus corações, pois a Bíblia pede alto. Pede humildade, subserviência ao próximo, caridade, amor, renuncia dos prazeres carnais, devoção ao Único digno de receber adoração, acima de tudo obediência. A verdade é que muitas dessas pessoas são egoístas demais para se dedicar a alguém, mesmo quando esse alguém é Deus.

 O livro de Isaías, no capítulo primeiro, apresenta as descrições dos pecados e dos sofrimentos do povo de Deus, antes da primeira ‘vinda’ de Jesus a Terra, com exortações e também ameaças, à partir do versículo 14. Aqui ‘Deus’ está repreendendo a maldade e a desobediência do Seu povo. Mostra-se um como justo, tem piedade para perdoar e pulso firme para aqueles que não se arrependem de seus caminhos maus (sem a direção de Deus), que até devolvem o dízimo e ofertam a Deus como manda a lei, mas que não lavaram suas mãos do pecado, ou seja, não ouviram Seus ensinamentos e mandamentos, quiseram pagar, como se a Sua presença pudesse ser comprada.

ISAÍAS 1:14 As vossas luas novas, e as vossas solenidades as aborrece a minha alma; já me são pesadas: já estou cansado de as sofrer. 15 Pelo que, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. 16 Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos: cessai de fazer mal: 17 Aprendei a fazer bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido: fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. 18 Vinde então, argui-me, diz o Senhor: ainda que o vosso pecados sejam com a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve: ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra. 20 Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada, porque a boca do Senhor o disse.





Tarcio Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me diga o que achou...